Sangramento nas fezes

Uma causa muito frequente de procura médica é saída de sangue nas fezes.

Mas afinal, o que causa sangramento anal? Quando é preciso procurar um pronto-socorro devido a esse sintoma?

Entendendo o problema

Bom primeiramente é preciso pontuar que existem tipos diferentes de sangramento anal, com características e gravidades bastante diferentes.

Se você estiver apresentando sangramento vermelho-vivo após a evacuação, que para espontaneamente algum tempo após a evacuação, especialmente se tiver associação com dor anal, provavelmente esse sangramento deve-se a doença hemorroidária ou a uma fissura anal. Nesses casos, exceto se tiver mal estar, tontura ou aumento da frequência cardíaca associado, o ideal é procurar um cirurgião do aparelho digestivo ou coloproctologista para avaliação no consultório.

Caso o sangramento não seja associado as evacuações ou não cesse após evacuar, existe uma boa chance de ele provir do intestino grosso, seja devido a doença diverticular, angiodisplasia (que é uma má formação nos vasos do intestino), doença inflamatória ou até mesmo um tumor de intestino – nesse caso o ideal é não aguardar uma consulta e entrar em contato imediatamente com seu médico ou procurar um pronto-socorro.

Mesmo nesses casos na grande maioria das vezes o sangramento cessa sem nenhuma intervenção, mas pelo risco de ser algo mais grave ou do sangramento ser mais volumoso é preciso agir rapidamente .

Quando o sangramento vem do intestino grosso e é necessário intervir, geralmente é possível realizar um tratamento por colonoscopia, sendo bastante raro precisar realizar cirurgia para tratar esses casos.

De qualquer forma, se você já apresentou sangramento nas fezes, especialmente se tiver 45 anos ou mais, procure um médico para avaliação.

fissura-anal-300x300.jpg