Refluxo gastro-esofágico

O que é o refluxo gastro-esofágico?

Refluxo é o retorno do ácido que fica normalmente no seu estômago para o esôfago.

Quando comemos o alimento é levado de nossa boca ao estômago por uma estrutura chamada esôfago, que é uma espécie de tubo formada por camadas de músculo, até a entrada no estômago – no esfíncter inferior do esôfago.

Quando engolimos o esfíncter inferior do esôfago se abre permitindo a entrada do alimento no estômago, onde ele será misturado com o ácido como parte do processo de digestão. Após esse processo o esfíncter se fecha, porém ás vezes pode ocorrer um relaxamento errôneo do esfíncter permitindo o retorno do acido e alimentos não digeridos para o esôfago. Isso acontece com TODAS as pessoas.

Quando o refluxo ocasiona sintomas ou danos ao esôfago como esofagite ou esôfago de Barrett consideramos essa condição uma doença – chamada de doença do refluxo gastroesofágico.

Quais os principais sintomas do refluxo?

Os sintomas mais comuns de refluxo são:

- Queimação retroesternal – que é ima sensação de queimação no peito

- Regurgitação – sensação de retorno do ácido ou comida ainda não digerida para sua garganta ou boca.

Outros sintomas incluem:

- Dor de estômago ou no peito

- Dificuldades para engolir

- Alterações na voz

- Dor de garganta

- Tosse

- Náuseas e vômitos

Quais os tratamentos para o refluxo?

● Mudanças no estilo de vida

- Parar de fumar

- Diminuir ou cessar consumo de álcool

- Evitar alimentos gordurosos e apimentados.

- Evitar cafeína.

- Elevar a cabeceira da cama

- Não comer e deitar.

● Tratamento medicamentoso

- antiácidos

- alginatos

- inibidores dos receptores de histamina tipo H2

- inibidores das bombas de prótons

*lembrando que os medicamentos devem ser indicados por um médico após avaliação – evite a auto-medicação

● Tratamento cirúrgico

Em casos refratários ou com complicações pode ser uma opção por se tratar de um procedimento bastante seguro e minimamente invasivo.

Quando preciso procurar um médico para tratar o refluxo?

A minha recomendação é que se você apresenta alguns destes sintomas característicos que citei, é importante procurar um médico gastroenterologista e iniciar o tratamento antes que o problema se agrave.

Você não precisa conviver com esse problema! Quanto antes iniciar o tratamento correto, mais cedo você estará livre desta sensação que tanto te incomoda. Agende sua consulta e deixe esse problema para trás!

refluxo.jpg