Pedra na vesícula
Entendendo a doença
Colelítiase, popularmente conhecida como pedra na vesícula, é uma das doenças do aparelho digestivo mais prevalentes na população, existem estudos que estimam em até 25% de mulheres com a doença.
Mesmo sem sintomas é importante conversar com um cirurgião do aparelho digestivo, uma vez que diversos sintomas e agravos a saúde podem ocorrer devido a presença de pedras na vesícula.
Nesse texto vou tentar tirar algumas dúvidas comuns quanto ao diagnóstico e ao tratamento dessa doença.
Porque as pedras na vesícula são formadas?
Pedras na vesícula são formadas devido a estase da bile (liquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula). Quando ficamos muito tempo em jejum, por motivos genéticos de composição da bile os sais que formam a bile precipitam e formam cálculos.
Quem tem mais risco de ter pedras na vesícula?
Mulheres, pessoas com mais de 40 anos, paciente com sobrepeso e histórico de gestação são os principais fatores de risco, mas encontramos pedras na vesícula em pacientes de diversos perfis, crianças, idosos, homens….
Quais os principais sintomas das pedras na vesícula?
Dores no andar superior do abdome, náuseas, vômitos, pele amarela (icterícia) são os principais sintomas das pedras na vesícula.
Se você já apresentou esses sintomas deve procurar um cirurgião do aparelho digestivo para investigação.
Quem precisa operar a vesícula?
Idealmente todos os portadores de pedras na vesícula devem ser operados, mesmo que assintomáticos, exceto se o paciente apresente outras condições clinicas que impeçam.
Se não tenho sintomas porque devo operar?
As pedras na vesícula podem causar doenças graves, como colecistite aguda, coledocolítiase e pancreatite. Inclusive mais de 80% dos casos de pancreatite aguda são causados por pedras na vesícula e portanto o ideal é operarmos o paciente antes que o mesmo apresente complicações.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita de forma minimamente invasiva, utilizando apenas alguns pequenos orificios e a VESICULA é retirada.
Diferente das pedras no rim, quando temos pedras na vesícula retiramos toda a vesícula, porque esse órgão não tem uma função fundamental e sabemos que há o risco de formação de novas pedras. Portanto sempre que fazemos a cirurgia retiramos a vesícula.
Não há problemas em viver sem a vesícula?
NÃO!!! A vesícula tem uma função de armazenar a bile que é produzida pelo fígado.
Alguns poucos pacientes (cerca de 10%) apresentam aumento do numero de evacuações, mas nada muito grave. Quem evacua 1 vez ao dia, pode evacuar 2, etc.
Alguns constipados até desejam esse ¨efeito colateral.
Em resumo a colelitiase é uma doença muito prevalente na população e é de tratamento cirúrgico até que se prove o contrário! E o melhor de tudo é que a cirurgia é simples nas mãos de um cirurgião experiente, minimamente invasiva e resolve o problema para sempre.
Caso apresente sintomas suspeitos ou descobriu pedras na vesícula em algum exame de rotina marque uma consulta.
Contate-me
Sou sócia fundadora da Unique Espaço Médico, uma clínica multiespecialidades de alto padrão em São Paulo, situada na rua Oscar Freire.
Agende sua consulta ou entre em contato que irei esclarecer todas as suas dúvidas
Rua Oscar Freire, 1.431, cj105 Pinheiros - São Paulo - SP
Ao lado do metrô Oscar Freire
(11) 3063-4131
(11) 99431-9691