top of page

Obesidade e Cirurgia Bariátrica 

Entendendo a doença

A obesidade é uma doença muito prevalente na população brasileira e que cresce mais a cada dia, e precisa de tratamento específico, como qualquer outra doença. Para se ter uma ideia, o número de pessoas com obesas na população brasileira hoje é de 19,8% (isso significa em números absolutos que mais de 40 milhões de brasileiros sofrem de obesidade), um aumento de 67,8% quando comparado com os dados de 2006.  

Precisamos entender que obesidade É UMA DOENÇA, não uma condição estética e muito menos uma opção da pessoa. Muitas vezes o paciente obeso sofre preconceito mesmo ao procurar tratamento médico ou ajuda por parte de nutricionistas e educadores físicos, impedindo que essas pessoas que apresentam uma condição clínica (uma DOENÇA) cheguem ao tratamento médico adequado. 

Hoje sabemos que apesar de haver um foco na questão estética, a obesidade é uma doença que se associa a muitas outras aumentando a chance do paciente apresentar diabetes tipo II, hipertensão, apneia do sono, osteoartrose, doenças vasculares, depressão, entre muitas outras. 

Tratar adequadamente essa doença além de aumentar a qualidade de vida do paciente melhorando a autoestima e mobilidade, melhora significativamente as doenças associadas. Existem trabalhos que mostram que após a cirurgia bariátrica 78% dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica tiveram resolução dos sintomas de diabetes, e 86,6% obtiveram melhora dos sintomas.  

 

Tratamento

Existem diversos modos de tratar a obesidade, dependendo do grau da obesidade que é medida pelo IMC, das doenças associadas, das condições clinicas e do desejo do paciente. 

O objetivo do tratamento é a melhora da qualidade de vida, com melhora da mobilidade e aspectos estéticos, e principalmente tratar ou evitar o surgimento das doenças associadas que já citamos acima. 

Os tratamentos podem ser clínicos tais quais mudanças nos hábitos alimentares orientados por um nutricionista, exercício físico supervisionados, medicamentos prescritos pelo endocrinologista ou invasivos, nesse caso podemos citar os procedimentos endoscópicos como colocação de balão gástrico e os cirúrgicos divididos em cirurgias restritivas, desabsortivas ou mistas.  

As cirurgias mais realizadas são o By-pass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux e o Sleeve gástrico, e ambas podem ser realizadas por via laparoscópica com muita segurança.

 

Qual o melhor tratamento para mim?

A cirurgia bariátrica é um excelente tratamento e é indicado para pacientes com IMC maior que 40, ou com IMC maior que 35 com doenças associadas, que já tentaram outros tratamentos sem sucesso e que não apresentem contraindicações. 

Somente um médico especialista poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. 

Está pronto para melhorar sua saúde? Marque já uma consulta! 

 

Calcule seu IMC = Peso (Kg)/ Altura (m)/ Altura (m)

Imagem2.jpg
Imagem2.jpg
4.png
  • Facebook
  • Instagram

Contate-me

Sou sócia fundadora da Unique Espaço Médico, uma clínica multiespecialidades de alto padrão em São Paulo, situada na rua Oscar Freire.

Agende sua consulta ou entre em contato que irei esclarecer todas as suas dúvidas

Rua Oscar Freire, 1.431, cj105 Pinheiros - São Paulo - SP

Ao lado do metrô Oscar Freire

  • Instagram

(11) 3063-4131

(11) 99431-9691

Obrigado pelo envio!

whatsapp-logo-icone.png
bottom of page