Fissura anal
Entendendo a doença
Quando uma pessoa apresenta dor anal imediatamente associa o sintoma com doença hemorroidária, mas você sabia que existe uma outra doença anal que causa dor com mais frequência que hemorroidas? Estamos falando da fissura anal.
A fissura anal nada mais é do que um machucado na região perianal e seus principais sintomas são dor anal após a evacuação e sangramento, por isso é muito confundida com doença hemorroidária.
O tratamento
A fissura pode ser aguda, e nesse caso é literalmente um corte, e o hábito intestinal regular e a higiene anal correta, associado a uma pomada cicatrizante costumam ser suficientes para tratar a doença.
Em alguns pacientes o corte não cicatriza, gerando uma fissura anal crônica.
Nesses casos a dor passa a ser mais intensa e o corte aprofunda, expondo muitas vezes o esfíncter anal.
Quando a fissura torna-se crônica o tratamento é mais prolongado e envolve o uso de anti-inflamatórios orais, pomadas manipuladas com relaxantes musculares locais, além de suplementação de fibras e mudanças nos hábitos de vida.
Em algumas raras situações, mesmo quando o paciente segue corretamente as orientações de tratamento, a fissura não cicatriza, sendo necessário procedimentos mais invasivos, como aplicação de botox na região anal ou até mesmo uma cirurgia simples.
Portanto, caso apresente dor ou sangramento anal, procure imediatamente um proctologista ou cirurgião do aparelho digestivo para realizar uma avaliação!
Contate-me
Sou sócia fundadora da Unique Espaço Médico, uma clínica multiespecialidades de alto padrão em São Paulo, situada na rua Oscar Freire.
Agende sua consulta ou entre em contato que irei esclarecer todas as suas dúvidas
Rua Oscar Freire, 1.431, cj105 Pinheiros - São Paulo - SP
Ao lado do metrô Oscar Freire
(11) 3063-4131
(11) 99431-9691